Pular para o conteúdo principal

Punks X Velvet Underground X Hippies

não tinha visto o tópico do Axes no orkut.
achei bárbaro alguém se ligar assim na história digamos antropológica da música urbano do sec XX.
do q e eu sei digo agora. do resto não falo.
vi o movimento punk chegando ao Rio no início dos 70's. algo ingênuo comercialmente falando comparado aos EMOs dias de hoje.havia ali algo ainda do que fora o grande movimento cultural dos anos 60's.
comecemos pelo cenário mais simples e óbvio: a Londres dos anos 70. a esquina cultural do mundo estava de ressaca. o rock and roll lavara todas as suas roupas sujas e agora andava de limosine.
imagine alguém que como Lennon cantava algo novo mas que é varredor de rua, mendigo e mora escondido num sótão abandonado de suburbio enquanto batalha sua chance de surgir musicalmente. difícil !?
tem muito mais conforto mesmo na favela carioca da Rocinha do que nas ruas daquela época. esse pessoal eram os irlandeses que formavam o Jetrholl Tull. antes do fim dos 70's seriam milionários e famosos. não eram punks. tocavam o que foi rotulado o som moderno que unia o folclórico, o sinfônico e o rock.
porque falei deles!? são um exemplo típico do envolvimento dos dirigentes de marketing das grandes gravadoras no mercado fonográfico.logo surge uma profusão de tendências e misturas sendo lançadas depois do JetrhoTull. rock sinfônico, heavy metal, jazz-rock, progressivo etc. mas eles deram a fórmula. misturar fazer algo novo.
quando o movimento rock passou a soar como música repetida perdeu espaço para o disco dance nas gravadoras. não pq os jovens tivessem se calado. as gravadoras procuravam eram novidades vendáveis.
nesta hora é que uma turma ainda ligada na velha lenda, rock é atitude, e q frequentava uma casa londrina de espetáculos teve a idéia de dar a nova roupagem e voz à velha rebeldia.

foi a namorada do lider da banda quem criou o figurino de acordo com a ocasião. e se eram o lixo, a escória pois então diriam q se dane a rainha!
parece q isto para os ingleses É uma ofensa até hj.

o apelo visual + o som seco de 3 acordes. isso é rock'n roll !!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

http://diasderock.blogspot.com 
ela canta como Bessie Smith e canta totalmente diferente

Dias de Rock

Eu sei, é apenas “rock and roll”, mas eu gosto. Nem sei quando começou essa coisa, até estranha, de gostar de rock num país tropical. O Brasil é um lugar rico em tradições e estilos musicais. Muitos deles são mais bonitos, mais sofisticados, mais românticos e mais alegres do que qualquer outra coisa já feita no resto do planeta. Eu sei, é apenas “rock and roll”, mas eu gosto. São só três notas musicais. Aquela batida simples e sincopada. Uma dança meio maluca. Nada mais simples, nada mais óbvio. Letras básicas, tipo “eu amo você” ou “há, eu não amo mais você”. Pelo menos foi assim que tudo começou. Sem muito trabalho para criar, nada de coisas complexas, o tempo passa e nas tardes da eternidade a pressa é a sede da juventude. Coisas básicas: mudar o mundo, cruzar o planeta. Desvendar a Califórnia, Londres e Hamburgo. Tóquio, Pequim e Bombaim. Seguir a infinita highway, ir a todos os lugares, por todas as autobans. Eu devo ter estacionado num daqueles lugares onde o prá sempre sempr