Pular para o conteúdo principal

aí alguém lhe falou sobre Leadbelly e o blues

tentar encontrar um saída foi tudo o que essa capricorniana nascida Janis Lyn Joplin em 19 de janeiro de 1943 em Port Arthur/Texas buscava.
queria a paz de casa novamente. menina tímida e obediente. cantora folk aos 16 anos. cabelos loiros quase brancos, aluna dedicada. a filha exemplar da classe média texana nunca encontrou seu caminho de volta.

se não podia ser uma bela texana seria então mais um dos rapazes.
eles podiam beber, sair de carro, jogar sinuca, tocar e cantar nas praias do rio Neches até a madrugada. não chateava. podiam fazer qualquer coisa na frente dela. não ligava. riam de seus palavrões e aquele jeitão.
no fim dos 50’s quando o rock and roll era morimbundo os garotos escutavam jazz e folk. aí alguém lhe falou sobre Leadbelly e de um blues em tintas country.
esta ponte era o acesso que lhe faltava e é para onde correriam suas emoções desafogando a alma turva alguns poucos anos depois.

feia, bebendo muito, sem modos. não havia nada de elegante nela que andava em turma com os rapazes. vai estudar arte na Universidade de Beumont. tenta uma carreira tranqüila. também tenta secretariado, como a mãe, na Universidade de Port Arthur. não há espaço para uma diferente que talvez tivesse dormido com todos os homens e algumas meninas de Beumonte e Port Arthur. podia ter alguma verdade nos boatos. fazia pegas de carro de madrugada, brigava nos bares da fronteira e então por fim descobre as primeiras drogas que chegam no Texas.
nada parece preencher a solidão de Janis. sempre casais de amigos a sua volta. menos Janis, única sem par.
estava pronta para o blues. pronta para a estrada. lia muito. leu sobre jazz e blues. sobre Leadbelly e como era maravilhosa Bessie Smith. como ela cantava. como ela gritava tudo aquilo que Janis estava sentindo.

“comecei a cantar imitando Bessie Smith. copiava mesmo. mas também não fazia força. eu não dizia a mim mesma: agora vou cantar assim. eu só era. minha voz era... era bom porque eu não pensava, apenas sentia... quando eu abri a boca já saiu assim.”

“o Texas é um lugar difícil para cantores de blues, desde Leadbelly. e por isso ele viu nascer tantos intérpretes formidáveis. para mim, Janis Joplim é um deles” a nota é de Jim Langdon. The Austin Statesman. Setembro de 65. oficialmente, a primeira crítica publicada sobre Janis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

http://diasderock.blogspot.com 
ela canta como Bessie Smith e canta totalmente diferente

Dias de Rock

Eu sei, é apenas “rock and roll”, mas eu gosto. Nem sei quando começou essa coisa, até estranha, de gostar de rock num país tropical. O Brasil é um lugar rico em tradições e estilos musicais. Muitos deles são mais bonitos, mais sofisticados, mais românticos e mais alegres do que qualquer outra coisa já feita no resto do planeta. Eu sei, é apenas “rock and roll”, mas eu gosto. São só três notas musicais. Aquela batida simples e sincopada. Uma dança meio maluca. Nada mais simples, nada mais óbvio. Letras básicas, tipo “eu amo você” ou “há, eu não amo mais você”. Pelo menos foi assim que tudo começou. Sem muito trabalho para criar, nada de coisas complexas, o tempo passa e nas tardes da eternidade a pressa é a sede da juventude. Coisas básicas: mudar o mundo, cruzar o planeta. Desvendar a Califórnia, Londres e Hamburgo. Tóquio, Pequim e Bombaim. Seguir a infinita highway, ir a todos os lugares, por todas as autobans. Eu devo ter estacionado num daqueles lugares onde o prá sempre sempr