Pular para o conteúdo principal

Alma beat

os pais pressentem que se tem alguma chance estão fora dali. juntam as economias e mandam Janis conhecer Los Angeles onde faz um curso de verão.
acaba em Venice, o miserável bairro dos beatniks em Nort Beach. o reduto derradeiro da beat generation.
dos escritores malditos da América que elegeram o realismo como tema e a vida errante como lema. a estrada é a morada dos espíritos devassos carregada de relatos de fracassos de onde Charles Bukowski resgata a esperança da dignidade humana. por arte ou por puro heroismo literário. qualquer quartinho ao lado também tem o endereço errante de Allan Bourrogs.
já lera sobre Jack Kerouac no Time, autor da antológica On The Road. é com eles que Janis se identifica, mas ninguém liga.
o ambiente é freak. aprendeu a tomar bolinhas e a se aplicar.

aprende a ganhar a vida cantando blues em Austin. conhece a heroína em Nova York. começa a traficar drogas em San Francisco. as coisas estão fugindo ao controle.

“eu só queria ser uma pessoa comum. uma pessoa qualquer...” ela se encaixa numa das canções de Bessie Smith “se você não quer nada e se você se conforma, você não sente dor e sofrimento. Blues é querer uma coisa que você não tem”.vaticina encantada com o estilo do novo blues... “ é como um desabafo, onde se pode gritar e dizer às pessoas: hei eu sofro, estou ferida, eu choro...”

ferida e sofrendo com a dependência das anfetaminas, derrotada pelas drogas quer se reestruturar e decide se ajustar à cidade. fica e se forma, mas recebe o título de “O Homem Mais Feio do Campus” na Universidade do Texas.

em San Francisco todos agora são freak. vai e vive o inferno da ronda noturna pela segunda vez, até novamente voltar pra casa à procura de ajuda.
faz psicoterapia. mas desconhece o meio termo. ou se torna submissa a Port Arthur ou é uma selvagem. não quer mais cantar. diz que é isso que a leva a se drogar. tem medo de que as drogas a matem.

os ares de Nort Beach tomaram conta de San Francisco. a transação livre e alucinada daqueles junkies com o som novo. o blues eletrificado. havia uma banda recém formada que a queria. Trevis Rivers veio buscá-la para a Big Brother & Holding Company de Chet Helms. só ela poderia cantar a nova música.
ela dizia que achou ótimo porque “o Travis era incrível na cama e logo saiu me agarrando...não transava há 7 meses...”.
mas na verdade estava nervosa e com muito medo. iria cantar profissionalmente. fracassara novamente como a garota serena e bela do Texas. a velha estrada se abria e os seus demônios lhe esperavam depois da ponte.
quando a banda a viu ficaram arrasados. ela era só uma texana desleixada e tinha até um ar maluco. esperavam por uma deusa sexy...isso durou até que ela começou a cantar. aí então eles mudaram todos os planos que tinham feito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

http://diasderock.blogspot.com 
ela canta como Bessie Smith e canta totalmente diferente

Dias de Rock

Eu sei, é apenas “rock and roll”, mas eu gosto. Nem sei quando começou essa coisa, até estranha, de gostar de rock num país tropical. O Brasil é um lugar rico em tradições e estilos musicais. Muitos deles são mais bonitos, mais sofisticados, mais românticos e mais alegres do que qualquer outra coisa já feita no resto do planeta. Eu sei, é apenas “rock and roll”, mas eu gosto. São só três notas musicais. Aquela batida simples e sincopada. Uma dança meio maluca. Nada mais simples, nada mais óbvio. Letras básicas, tipo “eu amo você” ou “há, eu não amo mais você”. Pelo menos foi assim que tudo começou. Sem muito trabalho para criar, nada de coisas complexas, o tempo passa e nas tardes da eternidade a pressa é a sede da juventude. Coisas básicas: mudar o mundo, cruzar o planeta. Desvendar a Califórnia, Londres e Hamburgo. Tóquio, Pequim e Bombaim. Seguir a infinita highway, ir a todos os lugares, por todas as autobans. Eu devo ter estacionado num daqueles lugares onde o prá sempre sempr